Hoje vamos descomplicar mais um processo rotineiro para quem lida com importação e exportação: O desembaraço aduaneiro. Essa operação responsável por liberar cargas na alfândega foi regulamentada no Decreto 4.543/2002 e pode levar até 8 dias para ser realizada. Com o decreto, qualquer processo de comercialização passa pelo desembaraço, que libera a entrada ou a saída de mercadorias no território brasileiro.

Fazer o desembaraço nada mais é do que apresentar toda a documentação para os órgãos fiscalizadores responsáveis pela liberação de cargas na alfândega. A Total Comex é responsável por realizar esses trâmites documentais e agiliza essa etapa tão importante nas operações dos nossos clientes, apontando a documentação solicitada e revisando antes de entregar a alfândega para que tudo ocorra de maneira rápida e legal.

Quando o desembaraço aduaneiro não é cumprido de acordo com as normas estabelecidas, o departamento alfandegário pode barrar suas mercadorias. Isso acarreta em atrasos no pedido e outros transtornos que podem facilmente ser evitados ao contar com profissionais qualificados para lidar com esse processo. Quer saber qual documentação você precisa para agilizar seus processos de desembaraço? Então entre em contato conosco e vamos conversar!